A Fiat Titano está prestes a ser lançada no Brasil e será o marco de entrada da companhia no segmento das picapes médias. A empresa espera que os bons índices alcançados com os modelos menores, como a Strada, se repitam, lembrando que o veículo foi o mais vendido da categoria por aqui.
Tal novidade baseia-se na Peugeot Landtrek e terá fabricação no país vizinho, Uruguai. Inclusive, o modelo já começou a ser comercializado em outros lugares, como a Argélia, e há diversas informações sobre o item no site da corporação presente no país africano.
Conhecendo as especificações do veículo da Fiat
Fiat Titano em fôlder promocional. Crédito: Fiat/Divulgação/Reprodução
O produto é um rival da Ford Ranger e da Toyota Hilux, dois modelos muito conhecidos pelos motoristas. Assim, a Titano vai contar com 5,33 metros de comprimento, 1,83 de altura e 1,92 de largura. Estas são basicamente as mesmas medidas encontradas na Landtrek e a caçamba carregará entre 1.020 e 1.100 kg, segundo a configuração.
Já no quesito de design, os detalhes de acabamento podem variar conforme a versão adquirida. Os produtos mais simples serão equipados com para-choque preto e outros elementos sem pintura, juntamente com rodas aro 16 de aço.
Enquanto isso, as alternativas mais caras terão algumas peças cromadas, rack de teto, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 ou 18. Na Argélia, onde o automóvel já está sendo vendido, existem quatro versões disponíveis no momento:
- Endurance+ CD 4×4
- Endurance CS 4×2
- Endurance CD 4×2
- Volcano CD 4×4
Logo, apesar do Brasil costumar seguir os padrões impostos pela Fiat, ainda não podemos ter certeza que as mesmas configurações serão mantidas por aqui. Mas, é seguro afirmar que a caminhonete contará com alternativas voltadas ao trabalho diário, com tração dianteira, cabine simples e acabamento simplificado.
Já no quesito de equipamentos, a Titano traz uma série de itens, como airbags frontais, controles de estabilidade e tração, retrovisor com ajustes elétricos e ar-condicionado para todos os produtos disponíveis no mercado argelino.
No referido país, o veículo está custando a partir de R$ 128 mil e, conforme estimativas médias, no Brasil a precificação deve se iniciar em R$ 250 mil. Até agora, a fabricante não revelou todas as funcionalidades por dentro do capô, mas é quase certo que a picape será equipada com motor 2.2 turbodiesel que rende 200 cv e 45,9 mkgf.