Desde o início de 2024, uma reviravolta significativa ocorreu no mundo dos automóveis zero-quilômetro. Agora, todos os veículos recém-fabricados devem sair das fábricas equipados com avançados itens de segurança.
Entre as novidades, destacam-se o controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança no painel e teste de impacto lateral.
A notícia, embora bem recebida, chega com uma pitada de atraso. Originalmente, essas medidas estavam programadas para entrar em vigor a partir de janeiro de 2021.
No entanto, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) argumentou que os impactos da pandemia de Covid-19 tornariam esse prazo impraticável. Em resposta, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estendeu a data limite para 1º de janeiro de 2024, conforme estabelecido pela Resolução 954/2022.
A regulamentação vai além, incluindo indicadores de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas, agora exigidos em todos os automóveis de passeio fabricados a partir de 2024. Curiosamente, as luzes diurnas (DRLs) não são estritamente LEDs; lâmpadas convencionais também são aceitas.
Para vans, ônibus e caminhões, a obrigatoriedade do controle de estabilidade entra em vigor apenas em 1º de janeiro de 2025, conforme estabelecido pela Resolução 799 do Contran.
Carro de “cuas cabeças”: atente-se ao ano modelo 2023/2024
A necessidade desses itens já estava prevista na Resolução 567/2015 do Contran para veículos fabricados entre 2022 e 2023. Contudo, devido ao adiamento, carros fabricados em 2023 e pertencentes a esse lote específico não estão sujeitos às novas regras.
Agora, os consumidores interessados em adquirir um veículo 0 km precisam estar atentos ao famoso “carro de duas cabeças”, referindo-se ao ano modelo 2023/2024. É crucial ressaltar que a regra se aplica exclusivamente aos carros fabricados a partir de 2024.
Os novos itens de segurança obrigatórios para carros
Controle de Estabilidade
O Controle de Estabilidade é um sistema inovador que monitora constantemente a estabilidade do veículo. Ele intervém automaticamente, ajustando o torque do motor e aplicando frenagem individual em rodas específicas para evitar derrapagens e perda de controle, garantindo uma condução mais segura.
Luzes de Rodagem Diurnas (DRLs)
As Luzes de Rodagem Diurnas são uma adição crucial para a segurança. Elas são luzes automáticas ativadas durante o dia, aumentando a visibilidade do veículo. Isso torna o carro mais perceptível para outros motoristas e pedestres, proporcionando uma condução mais segura, especialmente em condições de luminosidade reduzida.
Alerta de Cinto de Segurança no Painel
O Alerta de Cinto de Segurança no Painel é um sistema que emite avisos sonoros ou visuais no painel do veículo quando o condutor ou passageiro não está com o cinto de segurança afivelado. Essa medida adicional incentiva o uso correto do cinto, aumentando a segurança dos ocupantes.
Teste de Impacto Lateral
O Teste de Impacto Lateral é um procedimento fundamental de avaliação de segurança veicular. Ele simula colisões laterais para verificar a capacidade de proteção dos ocupantes do veículo. Essa medida visa garantir que os carros ofereçam uma resistência adequada em diferentes cenários de acidentes.
Indicadores de Frenagem Brusca
Os Indicadores de Frenagem Brusca são sensores que detectam desacelerações significativas e emitem sinais visuais para alertar os motoristas seguintes sobre uma frenagem brusca iminente. Geralmente, as lanternas piscam de forma intermitente, contribuindo para a prevenção de colisões traseiras.
Repetidores de Seta nos Retrovisores
Os Repetidores de Seta nos Retrovisores são luzes indicadoras de direção localizadas nos retrovisores externos do veículo. Esses repetidores são essenciais para melhorar a visibilidade das intenções de mudança de direção, reduzindo o risco de acidentes em vias movimentadas.