Atendimento

(11) 2372-6352

conheça Maria Dorgivânia Arraes Barbará e os seus objetivos para o biênio 2024-2025

conheça Maria Dorgivânia Arraes Barbará e os seus objetivos para o biênio 2024-2025

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

A Vice-Presidência de Política Institucional desempenha um papel fundamental no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, para estar à frente dessa área, foi empossada a vice-presidente Maria Dorgivânia Arraes Barbará. Ela, que acompanhará a nova gestão do Conselho no biênio 2024-2025, conta com uma trajetória notável, pois, em 2020, conquistou o título de primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), desde sua fundação em 1946. Agora, assume a responsabilidade pela execução de ações, coordenação e relacionamento institucional do CFC com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Vice-presidente de Política Institucional, Maria Dorgivânia. Foto: Jorge Gregório

A paixão de Maria Dorgivânia pela Contabilidade teve início quando atuava como estagiária no setor contábil da Caixa Econômica Federal. Essa experiência despertou não apenas seu amor pela profissão, mas também a conscientização sobre a importância social da área. “Descobri que a contabilidade é relevante, essencial, e é muito reconhecida por todos que estão ao nosso entorno e pela sociedade”, destacou a vice-presidente, que, aos 20 anos, iniciou sua jornada empreendedora como empresária contábil.

Segundo ela, um empreendimento que já dura mais de 30 anos, e que tem orgulho em ressaltar a sustentabilidade e o fortalecimento em sua atuação. Além da formação em Ciências Contábeis, Maria Dorgivânia possui bacharelado em Letras, pós-graduação em Recursos Humanos, Planejamento Tributário, MBA em Mineração de Dados e Inteligência Artificial e é consultora na área de Gestão Empresarial.

Para essa nova gestão, a vice-presidente tem como objetivo fortalecer as relações institucionais e, principalmente, as políticas direcionadas à Contabilidade “Inclusive, inserindo de forma mais incisiva a Contabilidade em temas de relevância para o país, como os econômicos, sociais, políticos, buscando fortalecer e dar visibilidade a esses assuntos, valorizando cada vez mais a ciência contábil.”, enfatizou.

A missão da área de Política Institucional sob sua liderança inclui o desenvolvimento e a coordenação de projetos que valorizem a classe contábil perante a sociedade brasileira. O CFC, sob essa perspectiva, busca posicionar a Contabilidade nos espaços de diálogo, a fim de permitir que a instituição tenha voz e acompanhamento em assuntos de interesse para o Sistema CFC/CRCs. O trabalho demanda a sistematização de informações, análise, organização e atualização de todos os assuntos relacionados à classe contábil, e destaca a importância de manifestações oportunas e adequadas do CFC sobre essas questões.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.


Fonte original do artigo

Compartilhe

Precisa organizar sua contabilidade?

Fale Conosco

Success
Formulário enviado com sucesso!
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
  • Cálculo Trabalhista
  • Certificado Digital
  • Imposto de Renda (IRPF)
  • Folha Doméstica
  • BPO Financeiro
  • Legalização de Empresas
  • Assessoria Trabalhista
  • Departamento Fiscal
  • Departamento Contábil
  • Assessoria Contábil
  • Outros Assuntos
Campos Obrigatórios
Campo obrigatório