inscreva-se e solicite benefícios facilmente

Você já ouviu falar no famoso CadÚnico? Basicamente, ele se trata de um sistema de caráter nacional que serve para identificar famílias de baixa renda em todo o território brasileiro, reunindo diversas informações sobre o perfil socioeconômico delas.

Isso permite que o poder público organize ações para ajudar essas pessoas, como, por exemplo, os programas sociais como o Bolsa Família e o Vale Gás, amplamente conhecidos pela população. Agora, você sabe como se cadastrar para estar desfrutando de todos esses benefícios? Hoje, vamos te mostrar como fazer isso!

Como se cadastrar de maneira facilitada

Para começar, grupos familiares que possuam renda mensal de até meio salário mínimo por integrante, ou faturamento total de até três salários mínimos, podem se cadastrar no CadÚnico. Porém, pessoas com ganhos superiores a tal limite também podem fazê-lo, desde que participem de alguma iniciativa social governamental.

Seguidamente, para iniciar o procedimento, a pessoa deve buscar a unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima da região onde vive, portando documentos básicos como o Título de Eleitor e o CPF.

Enquanto isso, para outros membros do núcleo familiar, é preciso ter em mãos uma documentação mais ampla, como a certidão de nascimento, a certidão de casamento, o CPF, a Carteira de Identidade (RG) ou então a Carteira de Trabalho.

Uma vez que todos os trâmites tenham sido concluídos com sucesso, é de suma importância que os dados fornecidos na hora da inscrição sejam sempre mantidos atualizados. Isso garante que os benefícios sociais sejam mantidos plenamente.

Portanto, caso haja mudanças na estrutura familiar, alterações de telefone, renda ou endereço, isso deve ser comunicado ao sistema. Para facilitar a vida dos brasileiros, agora é possível até mesmo utilizar o site ou o app do CadÚnico para realizar cadastramentos e até mesmo as atualizações citadas antes.

Por fim, nos moldes antigos, era necessário um comparecimento presencial para fazer tudo isso, mas, em grande parte devido à pandemia, algumas regras mudaram. Com isso, o governo espera diminuir um pouco a desigualdade social e facilitar o acesso a estes serviços para o maior número possível de brasileiros que realmente precisem.

Fonte original do artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Preencha o formulário que entraremos em contato!

Sumário

Nesse artigo você vai ver:
Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa