Atendimento

(11) 2372-6352

PIS 2024:: melhores respostas para ganhar o benefício

PIS 2024:

1. PIS e Abono Salarial são a mesma coisa?
Não. O PIS refere-se aos valores de Cotas destinadas aos trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 04/10/1988. Já o Abono Salarial é um benefício constitucional concedido ao trabalhador que atende a critérios específicos.

2. O que são Cotas do PIS?
Cotas do PIS representam o saldo acumulado na conta individual do trabalhador cadastrado no PIS. Esses valores resultam das distribuições realizadas pelo Fundo PIS/PASEP nos exercícios financeiros de 71/72 a 88/89, proporcionais ao tempo de serviço e ao salário anual do trabalhador.

3. Quem tem direito ao saque de Cotas?
Apenas têm direito ao saque das Cotas do PIS os trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP até 04/10/88 e que ainda não realizaram o saque.

4. Quando é possível o saque das Cotas do PIS?
O saque integral do saldo de Cotas está disponível para todos os titulares de conta individual do PIS-PASEP, desde que possuam saldo disponível, obedecendo ao exercício financeiro vigente.

5. Quem já sacou o saldo de Cotas do PIS ainda pode ter saldo a receber?
Sim, devido à distribuição de cotas realizada após o saque, considerando o período entre 1971 e 1988.

6. Onde e como sacar o saldo de Cotas do PIS?
O saque pode ocorrer automaticamente se o trabalhador tiver conta corrente ou poupança na CAIXA. Com cartão do cidadão e senha, o saque é possível no autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui. Caso não tenha conta na CAIXA nem cartão cidadão, o saque deve ser feito em uma agência da CAIXA com apresentação de documento oficial com foto.

7. Quais documentos de identificação são aceitos para o saque?
São aceitos documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação (modelo novo), Carteira Funcional reconhecida por Decreto, Identidade Militar, Carteira de Identidade de Estrangeiros e Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.

8. Como sacar as Cotas do PIS do trabalhador falecido?
Os beneficiários legais devem comparecer a qualquer agência da CAIXA, apresentando documento de identificação pessoal válido, certidão de óbito e outros documentos específicos conforme o caso.

9. Até quando posso realizar o saque das Cotas do PIS?
Segundo a Resolução CD PIS/PASEP N.º 1, de 15 de abril de 2020, os pagamentos de cotas foram interrompidos a partir de 01 de maio de 2020, com o Fundo PIS/PASEP sendo extinto em 31 de maio de 2020.

10. O que acontece se eu não sacar o saldo de Cotas?
Com a extinção do Fundo PIS/PASEP em 31 de maio de 2020, o saldo atualizado migrará para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

Mantenha-se informado e atento aos prazos para garantir seus direitos em relação ao PIS Cotas.

Fonte original do artigo

Compartilhe

Precisa organizar sua contabilidade?

Fale Conosco

Success
Formulário enviado com sucesso!
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
  • Cálculo Trabalhista
  • Certificado Digital
  • Imposto de Renda (IRPF)
  • Folha Doméstica
  • BPO Financeiro
  • Legalização de Empresas
  • Assessoria Trabalhista
  • Departamento Fiscal
  • Departamento Contábil
  • Assessoria Contábil
  • Outros Assuntos
Campos Obrigatórios
Campo obrigatório