Atendimento

(11) 2372-6352

Nome sujo não cancela Bolsa Família?

Saiba como isso vai mudar sua vida

Existe um mito bastante difundido popularmente, afirmando que pessoas que possuem o chamado “nome sujo” podem ser excluídas do cadastro do Bolsa Família ou até mesmo ter o CPF cancelado. Porém, tudo isso não passa de notícias falsas, que infelizmente, por conta de desinformação, acabaram se espalhando principalmente na internet.

Porém, as famílias beneficiárias de programas sociais precisam ficar atentas para as mensagens enviadas nos extratos de pagamentos de tais iniciativas ou pelos aplicativos digitais. Afinal, o Governo Federal utiliza esses canais para alertar os cidadãos sobre problemas de inconsistências encontrados nas documentações.

Como saber se meu CPF possui alguma irregularidade?

Se você participa de algum programa social como, por exemplo, o Bolsa Família e deseja saber sobre a situação do seu CPF, então pode consultar o app do CadÚnico (Cadastro Único) para celular. Caso não consiga fazer isso, então deverá buscar ajuda na gestão local do seu município.

Outra opção é contatar o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) através do Disque Social 121. Lembrando que, a irregularidade com esse documento pode acontecer por conta de diferenças em dados cadastrais, dentre outras situações pertinentes.

Portanto, é essencial efetuar a regularização do CPF junto à Receita para evitar que seus benefícios sociais sejam cancelados, caso você os possua. Logo, se uma família tiver o Bolsa Família bloqueado por esse tipo de problema, será preciso regularizá-lo junto ao órgão responsável já citado anteriormente (Receita Federal).

Assim, acessando o site da autarquia é possível encontrar mais informações sobre como fazer isso e após todos os trâmites necessários, a pendência é retirada automaticamente do Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão) V2 sem que o cidadão precise fazer mais nada.

Por fim, é importante estar atento para todos os pedidos de atualização documental feitos pelo poder público, de modo a não ter nenhum comprometimento desta natureza. Afinal, o congelamento dos repasses do Bolsa Família e seus derivados pode trazer sérios prejuízos para aqueles que dependem deste dinheiro para sobreviver!

Fonte original do artigo

Compartilhe

Precisa organizar sua contabilidade?

Fale Conosco

Success
Formulário enviado com sucesso!
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
  • Cálculo Trabalhista
  • Certificado Digital
  • Imposto de Renda (IRPF)
  • Folha Doméstica
  • BPO Financeiro
  • Legalização de Empresas
  • Assessoria Trabalhista
  • Departamento Fiscal
  • Departamento Contábil
  • Assessoria Contábil
  • Outros Assuntos
Campos Obrigatórios
Campo obrigatório