O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que deve começar em breve mais uma rodada de pagamentos de benefícios, sendo aposentadorias, pensões e auxílios referentes ao mês de dezembro. Ao todo, 39 milhões de brasileiros terão acesso aos repasses, que já estão sendo pagos para muitos beneficiários.
Conforme o que foi divulgado, os pagamentos tiveram início em 25 de dezembro e devem continuar acontecendo até o dia 8 de janeiro, sendo o último dia para receber o benefício. No entanto, os segurados devem ficar atentos com o dia que cada um recebe, pois o órgão planejou uma divisão para efetuar os pagamentos, dando prioridade para um grupo de brasileiros.
Desta forma, na ordem organizada pelo órgão será considerado o último algarismo do Número do Benefício, assim como a quantia que a pessoa recebe de benefício, podendo ser o piso, no valor de R$ 1.320 ou valores acima desse, que podem chegar até o teto, sendo no valor de R$ 7.507,49. Além disso, o órgão efetua os pagamentos de forma prioritária para quem recebe o piso da autarquia.
Para verificar a data de pagamento com base no final do cartão de benefício, basta desconsiderar o dígito verificador após o traço. Por exemplo, para o número “123.456.789-0”, o beneficiário receberá na data destinada para o final 9.
Cronograma previsto para dezembro
Abaixo, os contribuintes podem verificar o dia em que recebem conforme as divisões feitas pelo órgão e acompanhando o Número do Benefício. Confira:
Os primeiros da lista a receberem são os contribuintes que recebem repasses de até um salário mínimo. Para eles, o cronograma fica dividido da seguinte forma:
- Final 1 – 21 de dezembro;
- Final 2 – 22 de dezembro;
- Final 3 – 26 de dezembro;
- Final 4 – 27 de dezembro;
- Final 5 – 28 de dezembro;
- Final 6 – 2 de janeiro;
- Final 7 – 3 de janeiro;
- Final 8 – 4 de janeiro;
- Final 9 – 5 de janeiro;
- Final 0 – 8 de janeiro.
No caso dos contribuintes que recebem mais de um salário mínimo, o calendário é outro. Por isso, é importante prestar atenção neste detalhe. Confira quais são as datas:
- Finais 1 e 6 – 2 de janeiro;
- Finais 2 e 7 – 3 de janeiro;
- Finais 3 e 8 – 4 de janeiro;
- Finais 4 e 9 – 5 de janeiro;
- Finais 5 e 0 – 8 de janeiro.
Como é possível observar no calendário, durante o Ano Novo não deve haver pagamentos e eles retornam em 2 de janeiro, quando será pago uma parcela do benefício para quem recebe até um salário mínimo e se apresentar o Número do Benefício 6. Enquanto quem recebe acima do valor do piso terá acesso ao repasse no mesmo dia, sendo necessário apresentar o dígito final 1 ou 6.
Assim, os pagamentos terminam no ano que vem, sendo previsto um reajuste para o salário mínimo. Apesar disso, o órgão ainda não anunciou mudanças no valores pagos. Por enquanto, os pagamentos continuam sendo atrelados ao salário mínimo de 2023.
Informações adicionais sobre o benefício do INSS
O contribuinte pode verificar as informações sobre os pagamentos através do site Meu INSS. Para isto, é necessário acessar com o CPF e a senha da conta gov.br. Caso queira, também é possível ligar para o número 135 para consultar dados sobre o repasse. O atendimento funciona de segunda-feira a sábado, entre os horários de 7h e 22h.
Em caso de outras dúvidas, a pessoa pode entrar em contato com um advogado especializado em seguros previdenciários ou procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município onde mora.