Atendimento

(11) 2372-6352

Salário-maternidade com os valores e benefícios com o afastamento pelo INSS

Salário-maternidade

O Que é o Salário-Maternidade?

O Salário-Maternidade é um benefício previdenciário destinado às pessoas que se afastam do trabalho em eventos como o nascimento de um filho, adoção, aborto espontâneo (não criminoso), feto natimorto ou guarda judicial para fins de adoção. Ele assegura um suporte financeiro durante o período em que a pessoa precisa se dedicar ao cuidado da criança ou recuperar-se fisica e psicologicamente de um aborto ou parto.

Quem Tem Direito ao Salário-Maternidade?

Todos os tipos de segurados têm direito ao Salário-Maternidade, incluindo trabalhadores empregados (avulsos e domésticos), desempregados com qualidade de segurado, contribuintes individuais (incluindo MEIs), contribuintes facultativos e segurados especiais. O benefício abrange todas as categorias de trabalhadores, garantindo apoio financeiro essencial em momentos especiais da vida.

Salário-Maternidade e Licença-Maternidade

É importante esclarecer que Salário-Maternidade e Licença-Maternidade são distintos. O Salário-Maternidade representa o auxílio financeiro mensal concedido aos que se afastam de suas atividades, enquanto a Licença-Maternidade é o próprio afastamento do trabalho em razão de eventos como nascimento, adoção, entre outros. O Salário-Maternidade complementa a Licença-Maternidade, proporcionando apoio financeiro contínuo durante o afastamento.

Requisitos para Receber o Salário-Maternidade

O requisito básico para ter direito ao Salário-Maternidade é possuir a qualidade de segurado, que pode ser mantida enquanto se está trabalhando, em período de graça ou recebendo outros benefícios previdenciários (exceto o Auxílio-Acidente). Além disso, existem requisitos adicionais, dependendo da categoria do segurado, como carência mínima para contribuintes individuais e facultativos.

Valor do Salário-Maternidade em 2024

O auxílio de R$ 1.412 é pago aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão em regime fechado que não receber remuneração da empresa e nem estiver em gozo de auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte, salário-maternidade, aposentadoria ou abono de permanência em serviço.

Vale destacar que o novo valor do salário mínimo inclui a inflação dos últimos 12 meses, até novembro, que chegou a 3,85% e mais três pontos percentuais, em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022, de acordo com o valorinveste.globo.com

Quanto Tempo Dura o Salário-Maternidade?

A duração do Salário-Maternidade depende do evento gerador. No caso de parto, adoção e guarda judicial, são 120 dias. Em situações de aborto espontâneo (não criminoso) ou feto natimorto, são 14 dias. A contagem do tempo inicia-se no momento do afastamento do trabalho ou do evento gerador.

Conclusão

O Salário-Maternidade é um benefício crucial que visa garantir o bem-estar financeiro durante momentos especiais da vida. Este guia abrangente fornece informações essenciais sobre quem tem direito, requisitos, valores e duração do benefício. Ao planejar ter um filho, esteja ciente dos documentos necessários para acessar o Salário-Maternidade e assegure-se de receber o benefício sem complicações.

Se este guia foi útil para você, compartilhe com amigos, familiares e conhecidos, disseminando o conhecimento sobre os direitos previdenciários relacionados ao Salário-Maternidade.

Fonte original do artigo

Compartilhe

Precisa organizar sua contabilidade?

Fale Conosco

Success
Formulário enviado com sucesso!
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
  • Cálculo Trabalhista
  • Certificado Digital
  • Imposto de Renda (IRPF)
  • Folha Doméstica
  • BPO Financeiro
  • Legalização de Empresas
  • Assessoria Trabalhista
  • Departamento Fiscal
  • Departamento Contábil
  • Assessoria Contábil
  • Outros Assuntos
Campos Obrigatórios
Campo obrigatório