Atendimento

(11) 2372-6352

Serasa vazou seus dados pessoais? Passos simples para checar

Saiba como isso vai mudar sua vida

Você sabia que a Serasa pode ter vazado dados de milhões de brasileiros, incluindo informações de pessoas já falecidas? O Instituto Sigilo, com apoio do Ministério Público Federal (MPF), acusa a Serasa de vender dados de mais de 223 milhões de consumidores.

Eles alegam que a Serasa comercializou informações como histórico de compras e detalhes financeiros. A situação ficou tão séria que a empresa pode ter que pagar R$ 30 mil para cada pessoa afetada.

Detalhes do vazamento

A Serasa é acusada de vender dados detalhados, que vão desde comportamento de consumo on-line até informações da Previdência Social e da Receita Federal. Até dados de cartões de crédito dos consumidores estariam entre as informações vazadas.

A Procuradora da República, Karen Louise Jeanette Kahn, destacou a gravidade da situação: “O fato de os vazamentos terem ou não advindo de ‘falha’ no sistema da Serasa, ou se decorreu do efetivo compartilhamento de sua base de dados com terceiros, não afeta a sua responsabilidade com relação aos mesmos.”

Como verificar se você foi afetado

Para descobrir se seus dados estão entre os comercializados pela Serasa, o Instituto Sigilo disponibilizou um portal específico. Lá, você pode se cadastrar para acompanhar a ação pública contra a Serasa.

Eles também criaram um formulário onde você pode verificar quais dos seus dados foram vazados. Ao preencher e aceitar os termos, você pode verificar se suas informações foram expostas e assinar a petição da ação civil pública contra a Serasa. Mais de 100 mil pessoas já usaram esse recurso para checar seus dados.

E as indenizações?

Agora, o processo está na fase de Instrução Probatória. Isso significa que os juízes estão analisando o alcance do vazamento. Ainda não há certeza de que todos os consumidores afetados receberão a indenização de R$ 30 mil. A decisão final ainda será tomada, e a Serasa tem a chance de recorrer em outras instâncias.

Enquanto aguardamos o desenrolar desse caso, é importante ficar atento e verificar se seus dados foram expostos. Essa é uma situação séria que afeta a privacidade e segurança de muitos brasileiros, e todos devem estar cientes de seus direitos e dos riscos envolvidos.

Fonte original do artigo

Compartilhe

Precisa organizar sua contabilidade?

Fale Conosco

Success
Formulário enviado com sucesso!
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
  • Cálculo Trabalhista
  • Certificado Digital
  • Imposto de Renda (IRPF)
  • Folha Doméstica
  • BPO Financeiro
  • Legalização de Empresas
  • Assessoria Trabalhista
  • Departamento Fiscal
  • Departamento Contábil
  • Assessoria Contábil
  • Outros Assuntos
Campos Obrigatórios
Campo obrigatório