Atendimento

(11) 2372-6352

Primeiro Seminário Latino Europa-América de Sustentabilidade discute as normas internacionais e os impactos no Código de Ética

Saiba como isso vai mudar sua vida

Por Poliana Nunes
Comunicação CFC

Para discutir as normas internacionais e suas aplicações práticas no universo da contabilidade e da sustentabilidade, o Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea, na sigla em espanhol) e a International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) promoveram, nesta quarta-feira (24), o primeiro Seminário Latino Europa-América de Sustentabilidade.

“Este é o momento oportuno para refletirmos sobre os desafios que enfrentamos, as oportunidades que se apresentam e, sobretudo, como podemos avançar a partir de um enfoque mais integrado e global na questão da sustentabilidade. O mundo está experimentando transformações profundas, e a sustentabilidade converteu-se em uma pedra angular na tomada de decisões estratégicas”, comentou a presidente do Cilea, Maria Clara Cavalcante Bugarim, durante a cerimônia de abertura.

O seminário on-line teve como temas centrais o “panorama global dos órgãos reguladores internacionais quanto à adoção de normas internacionais de sustentabilidade e seu impacto no Código Internacional de Ética para Profissionais de Contabilidade”, e “experiências de países na adoção de normas internacionais de sustentabilidade”.

De acordo com o diretor da Ifac, Manuel Arias, existem desafios para construir um sistema global e harmonizado sobre sustentabilidade. “Precisamos de relatórios obrigatórios para obter informações consistentes, comparáveis, de tomada de decisão e de grau de investidor”, informou.

“A informação transparente é fundamental para tomada de decisões, para decidir sobre os caminhos mais seguros, tanto para os negócios quanto para o planeta”, completou Vânia Borgeth, membro do International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) e do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês).

O Brasil segue as normas de sustentabilidade estabelecidas pelo ISSB, além de ser o primeiro país no mundo a adotar formalmente as diretrizes da IFRS.

Para conferir o primeiro Seminário Latino Europa-América de Sustentabilidade na íntegra, acesse o canal do Conselho Federal de Contabilidade no YouTube.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.


Fonte original do artigo

Compartilhe

Precisa organizar sua contabilidade?

Fale Conosco

Success
Formulário enviado com sucesso!
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
  • Cálculo Trabalhista
  • Certificado Digital
  • Imposto de Renda (IRPF)
  • Folha Doméstica
  • BPO Financeiro
  • Legalização de Empresas
  • Assessoria Trabalhista
  • Departamento Fiscal
  • Departamento Contábil
  • Assessoria Contábil
  • Outros Assuntos
Campos Obrigatórios
Campo obrigatório